Anitta segue os passos do mercado em álbum com poucos lampejos criativos - Eufonia Brasileira - Onde a Música Nacional é Notícia

sexta-feira, 5 de abril de 2019

Anitta segue os passos do mercado em álbum com poucos lampejos criativos

Foto: Gui Paganini

Quem olha para a Anitta de "Bang", "Show das Poderosas" e "Deixa Ele Sofrer", pouco se conecta com a artista que lançou hoje, 05, "Kisses", seu mais recente álbum. É fato que, desde a ascensão a mercados exteriores, Anitta sacrificou, por parte, suas expressões orgânicas para seguir os caminhos empresariais fonográficos.

"Kisses", álbum trilíngue (porém de predominância da língua espanhola) carimba a embalagem totalmente estratégica e comercial para suas canções. Embora tenha lampejos criativos que fujam da curva, como "Rosa" (embora embalado pelo extremamente explorado reggaeton), gravada com Prince Royce, cantor norte-americano de ascendência dominicana; "Onda Diferente", que traz a mistura do funk e hip hop junto ao discurso dos efeitos da maconha em uma parceria com Snoop Dog, Papatinho e Ludmilla e "Você Mentiu", dueto com Caetano Veloso que evoca a bossa nova, as canções nada saem dos padrões atuais da música pop internacional. Tal padronização causa a sensação que o novo disco de Anitta é igual a tantos outros.

Ainda assim, outras canções lançadas durante a carreira da artista e as faixas de destaque do novo registro mostram que Anitta, sim, tem potencial e de certa forma merece estar no posto de principal estrela da música popular atual. A devoção aos mandamentos da indústria, talvez, não dê liberdade para a cantora lançar trabalhos mais consistentes e originais em questões qualitativas.

Antes de lançar o disco, Anitta divulgou que cada faixa seria responsável por trazer uma personalidade sua. É certo que há vários lado de uma mesma cantora em "Kisses", mas há, em predominância, uma só Anitta: a cantora de músicas pop estilo fast food.

Ao menos, todas as faixas do registro se distanciam das aberrações "Bola Rebola" e "Zé do Caroço", canções lançadas como singles soltos anteriormente.

Faixas e parcerias

"Kisses"é marcado pelas várias parcerias, em especial, participações de artistas internacionais. Confira a relação de faixas com as descrições, divulgadas pela cantora:

Atención : "Essa Anitta é cheia de atitude. É independente e gosta de exaltar as outras mulheres. Não gosta de ver julgamentos entre mulheres e defende a liberdade. Gosta de fazer o que tem vontade e tem como missão levar o empoderamento feminino pra frente custe o que custar. Ela gosta de provocar pessoas que costumam julgar ou diminuir mulheres livres. Ela se preocupa com causas sociais e acredita que sua vaidade e sua beleza estão na sua atitude e maneira de ser. Para ela existe beleza em todos os tipos de padrão."

Banana com Becky G: "Essa Anitta ama um deboche. Tudo para ela é levado no sarcasmo e no bom humor. Sempre encontra um jeitinho de fazer piada com as coisas. Gosta de manter suas escolhas e modo de vida revestidos e protegidos por muita brincadeira e duplo sentido, assim, sempre tem o benefício da dúvida. Sua sensualiade é o bom humor e rir de si mesma. Tem um estilo irreverente e cheio de cores."
Onda Diferente Com Ludmilla, Papatinho e Snoop Dog: "Essa Anitta dança conforme o ritmo. Ela sempre encontra um jeito de se encaixar no ambiente onde é colocada. Não importa se é diferente do que ela está acostumada. Quando você menos esperar, ela já se adaptou e você vai jurar que ela faz parte deste clã desde sempre. Ela parece uma máquina, um robô, obedece aos comandos com uma disciplina disfarçada de naturalidade e consegue chamar atenção mesmo nas mais estranhas situações. Ela é camaleão, seu estilo muda conforme o habitat."

Sin miedo - com DJ Luian e Mambo Kingz: "Essa Anitta representa a palavra "impulsividade", desconhece a palavra "consequência". Ela se joga e faz o que dá na telha. Acredita que a vida é uma só e ela não pode perder se quer uma oportunidade de aproveitá-la ao máximo. Para ela toda e qualquer experiência soma como saldo positivo no seu livro de acontecimentos, mesmo que não tenho sido tão boa assim. Ela topa tudo e não tem vergonha de nada. Assume tudo que faz e se gaba disso. Essa Anitta chama atenção pela forma que se joga na vida. Seu estilo é o conforto para que esteja pronta para qualquer situação mas nunca deixa de ser extremamente sexy."

Poquito - com Swae Lee: "Essa Anitta é sexy porém romântica e sonhadora. Guarda sua extrema sensualidade apenas para seu alvo amado. Mas quando o faz, faz muito bem. Ela usa sua ingenuidade como forma de sedução. Se entrega aos poucos e assim vai amarrando seu parceiro como numa teia de aranha muito bem articulada. Ela tem fantasias românticas com desfechos futuros cinematográficos. Só se entrega quando realmente sente que vale a pena e faz isso de maneira inteligente."

Tu y Yo - com Chris Marshall: "Essa Anitta não desce do salto. É sofisticada e não se entrega totalmente nem na hora da sedução. Suas armas para conquista são as palavras e seu intelectual. Ela até deixa saber o que está por baixo de toda aquela pose, mas faz isso em doses homeopáticas usando mais a imaginação do parceiro do que se entregando de fato. O que acontece você só descobre o último segundo, mas não se arrepende. O mistério é sua isca. Seu estilo não mostra tanto, mas te faz imaginar tudo."

Foto: Divulgação

Get To Know Me - com Alesso: "Essa Anitta ainda está em processo de amadurecimento e de se conhecer. Ela é uma adolescente por dentro, ainda imatura e descobrindo a vida, suas relações e atitudes são quase um episódio de série adolescente. Cheia de pequenos conflitos internos que só são gigantes na sua própria cabeça. Ela te cativa com o jeito menininha de ser e te faz querer cuidar dela e voltar aos tempos de escola pra viver a leveza dos complexos pequenos dilemas da vida adolescente."

Rosa - com Prince Royce: "Essa Anitta tem a sensualidade à flor da pele. Mas embora esteja exalando sedução, a vulgaridade nunca estará atrelada às suas conquistas. Ela te hipnotiza pelo olhar como uma medusa. É impossível não ser capturado uma vez que olhe para seus olhos. Essa Anitta sabe seduzir com armas invisíveis. Quando você menos espera você já está envolvido. Essa Anitta não fala, ela exala."

Foto: Gui Paganini

Juego: "Essa Anitta é a definição da palavra "Boss". Ela comanda, ela faz acontecer, ela lidera. Todos a respeitam. Sua sensualidade são suas conquistas, seu trabalho duro. Ela é masculina, da forma de agir ao estilo de vestir. Os homens se intimidam ao seu lado. Sua confiança é sentida a quilômetros de distância. Não tem vaidade e desce do salto a hora que precisar, aliás, talvez ela nem esteja de salto. Essa Anitta inspira as pessoas pela forma que comanda sua própria vida e não deve satisfações a ninguém. Ela não fica triste, ela não abaixa a cabeça, ela tem solução pra tudo e as pessoas a vêem como um refúgio. A famosa dona da p... toda."

Você Mentiu - com Caetano Veloso : "Essa Anitta é sentimental. Ela é muito adulta, madura e um pouco decepcionada com as atitudes desumanas das pessoas. Ela tem esperança de um mundo melhor. Ela não tem vaidade, não usa maquiagem, não se importa com seu estilo. Acredita que a beleza das pessoas está em seu caráter. Ela é generosa, serena e simples por dentro e por fora."


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial