Roberta Sá reacende parceria de Gilberto Gil e Jorge Ben Jor com single inédito

Foto: Alice Venturi

Os almoços de domingo nunca foram tão proveitosos. Isto graças ao jornalista Jorge Bastos Moreno, que, em 2016,  por conta de tal tradição, juntou Roberta Sá e Gilberto Gil em um mesmo ambiente. Os artistas se aproximaram e Roberta teve o desejo de gravar um álbum apenas com composições do baiano. Pois bem, três anos depois, o disco está finalizado, com 11 canções inéditas. O registro, intitulado "Giro", sai no final de abril, em uma parceria da Rosa Produções, de Roberta Sá, com a gravadora carioca Deck.

Como antecipação do álbum, foi lançado hoje, 29, o primeiro single. Uma composição conjunta de Gilberto Gil com Jorge Ben Jor. A faixa se chama "Ela Diz Que Me Ama". Na letra, é possível sentir o carimbo identitário da obra de Ben Jor, que empresta sua rouca voz em alguns trechos.

"Estávamos os três juntos e eu falei pro Jorge que um dia ainda gravaria uma música dele. Jorge me respondeu: 'por que não agora?' Expliquei que estava fazendo um disco só de inéditas do Gil e brinquei: "se você fizer uma com ele, eu gravo", lembra Roberta.  "Uma semana depois o Gil me ligou e me mostrou a música pronta. Chamei o Jorge pra participar e ele inicialmente disse que a faixa era minha, mas nos falamos novamente e ele topou gravar com a gente", completa.

A parceria Gil/Ben Jor é a primeira em mais de 40 anos.  Os dois haviam dividido "Gil & Jorge: Ogum, Xangô", álbum duplo lançado em 1975, no qual lançaram quatro canções inéditas e regravaram outras tantas. 

Além de colaborar como compositor, Gilberto Gil expõe seu lado instrumentista em todas as canções do registro. Em "Ela Diz Que Me Ama", ele assume o violão. A banda é formada por Alberto Continentino (baixo), Domenico Lancellotti (bateria e percussão), Danilo Andrade (teclado), Marlon Sette (arranjo de sopros e trombone), Diogo Gomes (trompete), Raul Mascarenhas (sax e flauta) e Zé Carlos "Bigorna" (sax e flauta).

Errata: O título do texto foi publicado anteriormente com a palavra "reascende", sendo o correto "reacende", sinônimo de renovação.

Comentários