In-Edit Brasil exibirá mais de 40 filmes em junho; confira programação

Tetê Espíndola em foto de divulgação/In-Edit Brasil

O já tradicional In-Edit, festival de documentários musicais, chega a sua décima edição neste ano em territórios tupiniquins. O festival acontece entre 7 e 17 de junho em São Paulo e conta com programação variada, com mais de 40 filmes a serem exibidos em salas como a do CineSesc, da Cinemateca Brasileira, do Centro Cultural São Paulo e da Matilha Cultural.

O festival nasceu em Barcelona, no ano de 2003, mas chegou ao Brasil somente em 2009. De lá pra cá, os documentários mais importantes sobre música, nacional e internacional, foram a apresentados no país. Neste ano, não será diferente.

O filme que abre o In-Edit é "Onde está você, João Gilberto?", uma narrativa que conta a história do escritor alemão Marc Fischer, que foi ao Rio de Janeiro em busca de João. A aventura frustrada virou livro e, agora, documentário dirigido por  Georges Gachot, que decidiu seguir os passos de Fischer para realizar seu sonho: ouvir João cantar para ele a canção "Ho-ba-la-lá".

Georges é o diretor também de "O Samba", documentário que retrata os redutos de Vila Isabel e grandes personalidades do samba, como Martinho da Vila, Paula Lima, Leci Brandão, Ney Matogrosso e muitos outros.

Já o rockeiro Nasi tem sua história retratada pelo jornalista Alexandre Petillo, co-autor da biografia "A Ira de Nasi", desde a volta do Ira!. Tetê Espíndola, Jerry Adriani, Yzalú, Adoniran Barbosa, Irio de Paula, Arthur Moreira Lima, Maria Bethânia e Dona Onete também são protagonistas e terão suas obras retratadas em seus respectivos documentários. Além do samba, gêneros como o rock e o rap também terão seus recortes especiais. Confira a programação completa em: http://www.in-edit-brasil.com/program



Som, Sol e Surf

Um dos destaques da edição é o documentário "Som, Sol e Surf", que trará imagens inéditas de um festival produzido por Nelson Motta, em 1976, na cidade de Saquarema. Na época, a ideia era juntar grandes nomes do então emergente rock nacional para gravar um disco e um filme sobre o evento, porém o dinheiro acabou e nem o filme e nem o CD saíram.

Baseado nas gravações originais, realizadas por Gilberto Loureiro, o diretor Hélio Pitanga encarou o desafio de resgatar os registros do festival que levou ao palco de Saquarema, artistas emergentes da época, como Ângela Rô Rô, Raul Seixas, Made In Brazil, Rita Lee & Tutti Frutti e muitos outros.

Serviço

In-Edit Brasil
De 7 a 17 de junho
CCSP, CineSesc, Matilha Cultural, Cinemateca Brasileira e SpCineOlido
Confira programação e horários em: http://www.in-edit-brasil.com/program?listType=alpha&beg=20





Comentários