Os Tribalistas estão de volta, e chegaram com o pé na porta

Foto: Divulgação

Sem alardes, sem releases pré-enviados para a imprensa. Sem prévia. Foi assim que os Tribalistas voltaram com o pé na porta na última quarta-feira, 9, ao divulgar quatro singles das 10 músicas que estarão presentes no novo álbum do trio, a ser lançado no final do mês, segundo Marisa Monte.

O do it yourself chegou ao furo jornalístico, dado pelo próprio grupo, que explicou a situação em uma live stream no Facebook e no Spotify ao mesmo tempo. No dia seguinte, Marisa, Carlinhos e Arnaldo foram notícia em jornais televisivos, radiofônicos e mídias digitais. Quem pega o metrô em São Paulo pôde ver o anúncio do Spotify a respeito dos lançamentos no começo da manhã do dia 10.

E não tem do que reclamar. Os Ttribalistas conseguiram o que muitos tentam e quebram a cabeça para fazer (e não conseguem). Atingir diversas camadas do público. E não é de hoje. O grupo cultiva uma sonoridade única, os três viram um só, é música espontânea, como diz Marisa.

Desde 2002, ano de lançamento do primeiro álbum do trio, os Tribalistas conquistam o pobre e o rico, quem goste de Sertanejo e quem goste Rock 'N' Roll (é claro, há exceções). É Pop, MPB, Rock, Samba e estão na mídia, mesmo não estando. A volta do grupo é sim algo a se comemorar, em um país em que um único estilo toma conta do mainstream há 20 anos.

Singles e novo álbum

Os quatro singles lançados previamente são: “Diáspora”, “Um só”, “Fora da memória” e “Aliança”. Podem ser conferidos no Spotify e no YouTube. Já o disco cheio sai só no final do mês, nos formatos de CD e DVD pela Universal Music. São 10 canções inéditas compostas pelo trio, além de algumas colaborações como de  Dadi, Pedro Baby e Pretinho da Serrinha. A TV Globo deve exibir um especial do grupo no próximo 31 de agosto.


Comentários