Documentário retrata o encontro de músicos do mundo todo com o pianista Benjamim Taubkin

Foto: Antônio Brasiliano

"O Piano Que Conversa" é o novo documentário do diretor Marcelo Machado, que viajou por diversos países para retratar o encontro e a mistura de Benjamim Taubkin, importantíssimo músico e produtor brasileiro, com músicos do mundo todo. Ao todo, 20 musicistas, de países como Coreia do Sul, Bolívia, Polônia, Israel, Moçambique e Brasil, participam do filme, que terá primeira exibição ao público nos dias 16 de junho no Cine SESC, 18 no MIS e no dia 23, no Cine Olido. Além de exibição, no MIS será realizado um bate papo e um pocket show com o próprio Benjamim e alguns músicos convidados.

O filme mostra uma grande beleza sonora e também visual, com contrastes, encontros afetivos e de relações entre músicos e instrumentos. O documentário não conta com entrevistas e nem depoimentos. “Comecei o filme pensando em registrar a música na sua essência, o que seria por si só um objetivo. Pensava que instrumentistas como Benjamin são os mais constantes representantes da música brasileira ao redor do mundo. Meu objetivo foi acompanhar a música sendo feita e assim comparar diferentes sonoridades e gêneros, transitando entre eles e proporcionando ao espectador elementos sobre o processo de produção musical. Pensei em usar originalmente o instrumento como um narrador, tocar no piano a trilha sonora como elemento narrativo, mas durante as gravações fui mais e mais descobrindo o potencial do instrumento como um personagem. A música aleatória, os rangidos e mesmo suas reações aos impactos pareciam mostrar que ele tem vida própria. Percebi também que apesar da sua complexidade, peso e tamanho, ele podia soar leve nas mãos do protagonista, dividindo com ele esse papel.”, observa Marcelo Machado.

   
O Piano que Conversa - trailer from Marcelo Machado on Vimeo.

"Em um tempo de massificação, pasteurização e conflito, O Piano que Conversa busca valorizar o outro, o que é diferente - seja na cultura do nosso país, seja em diálogos com artistas de todo o mundo. Quando o Marcelo me fez a proposta para realizar um filme com ele sem depoimentos, me permitiu mostrar que a música expressa inúmeras tonalidades, o que acredito, possa possibilitar no público a redescoberta de uma linguagem única, vinda do coração e do desejo de descobertas e compartilhamento. No filme, a cultura de cada um não desaparece, mas de uma forma totalmente inesperada, se funde em uma expressão que dá um sentido muito mais amplo a ideia de globalização. Ali estão demonstrados milênios de cada povo condensados na expressão musical e que nos encontros e contrastes, revelam muitas vezes matizes ainda desconhecidas para muitos de nós. Percebo uma espécie de ecologia humana e cultural que mantida e desenvolvida, garante não só a permanência desta riqueza, como também, melhor compreendidas, apresentam valores importantes adormecidos no passado. Procedimentos criativos contemporâneos e tradicionais se complementam e se enriquecem. Da mesma forma que pagamos o preço por não termos assimilado em nossas vidas e cultura cotidiana, saberes ancestrais, achatamos o mundo e empobrecemos nossa experiência ao ignorar tantas músicas produzidas em tantas épocas e regiões. Milagrosamente elas ainda estão sendo entoadas em alguma região, em geral desconhecida em seus profundos valores, por nossa cultura ocidental”, conclui Taubkin.

O documentário, que já foi descrito como uma joia de sensibilidade pelo renomado diretor de cinema Fernando Meirelles, tem duração de 78 minutos. Conta com apoio do Canal Curta! e foi realizado com recursos do Fundo Setorial Audiovisual e da ANCINE.

Serviço

O Piano que Conversa
Duração: 78 min.

Exibições:   16/06, às 19h15 - In-Edit (Cine Sesc);
      18/06, às 16h  - In-Edit (MIS) – exibição, bate-papo e pocket show
      23/06, às 19h  - In-Edit (SP Cine Olido)

Cine Sesc: R. Augusta, 2075 | Tel 30870500 | Capacidade: 250 |Ingresso R$12
MIS: Av. Europa, 158 | Tel 21174777 | Capacidade: 172 | Grátis
SP Cine Olido: Av. São João, 473 | Tel 33318399 | Capacidade | Grátis






Comentários