Ritchie critica hit do verão e culpa a falta de música no currículo escolar





O Spotify divulgou recentemente a lista das músicas mais ouvidas durante a virada de ano no Brasil. Na primeira colocação ficou o funk "Deu Onda", do MC G15, o mais novo sucesso do verão. Nas redes sociais a música do MC virou alvo de grandes críticas do cantor Ritchie, ícone dos anos 80 que emplacou sucessos como "Menina Veneno" e "Pelo Interfone". "Ontem ouvi a dita "música" do verão e, sinceramente, deu vontade de me aposentar de vez desse ofício... Melodia em tom maior, base em tom menor... e o Tom maior de todos vira na cova! - Isso que dá tirar a música do currículo escolar! Vergonha alheia", ressaltou o cantor pelo Twitter.
Não é de hoje que as "sensações do verão" tomam as rádios pelo Brasil. Nos últimos anos, músicas como "Lepo-Lepo", "Rebolation", 'Tá Tranquilo, Tá Favorável" e afins foram bem comuns nas paradas de sucesso. O fato é que o refrão repetitivo e a melodia pobre formam o fenômeno de "música chiclet", e mesmo que você não queira, você vai escutar,até por serem altamente comerciais e estarem sempre na visão da grande mídia.

Para o colunista Tony Goes, da Folha de São Paulo, o fato piora quando se trata do funk pois se aprofunda em letra explícitas e com erros de português, diferente das músicas de axé, trazidas do nordeste, que embora também apresentam uma melodia fraca, ainda não chegaram a um grau tão alto de expliciticidade.  Artigo de Tony Goes: http://f5.folha.uol.com.br/colunistas/tonygoes/2017/01/deu-onda-e-a-nova-tradicao-do-funk-porcaria-de-verao.shtml


Comentários