15 composições obscuras do Humberto Gessinger que você precisa conhecer - #TendoUmaVidaSó #03





Que os Engenheiros do Hawaii fez grande sucesso e e embalou músicas que ouvimos até hoje todo mundo já sabe. Mas você conhece as composições mais obscuras de Humberto Gessinger? Caso não conheça, é bom dar uma olhada na lista que preparamos e constatar que a genialidade do cantor não ficou apenas para os hits.



Os Guardas da Fronteira

Um bêbado na sacada de um apartamento. Apenas isso que a música quer dizer, segundo Gessinger. Porém mesmo que ele tenha escrito a canção de bobeira, é possível ver uma grande crítica a mídia. Com uma linha de baixo bem característica e um refrão um tanto quanto confuso, "Os Guardas da Fronteira" perdeu espaço no álbum, "Revolta dos Dândis (1987), para grandes sucessos, como "Infinita Highway" e "Terra de Gigantes".  



Tribos e Tribunais

Música lançada em 1988, no "Ouça o que eu Digo, não Ouça Ninguém", mas que poderia ser lançada hoje. Com uma letra extremamente crítica e uma melodia embalada, com destaque para a guitarra de Augusto Licks, o refrão "Isso Me sugere muita sujeira, isso não me cheira nada bem", poderia ser um marco na música brasileira. Até fez um certo sucesso, mas hoje só é lembrada pelos fãs




Variações sobre um Mesmo Tema

Do mesmo álbum que a música anterior, Variações Sobre um Mesmo Tema mostra como a banda foi influenciada por bandas progressivas, como Rush e Pink Floyd. Quando a música atinge seu ápice, acaba. Sendo longa e pouco radiofônica, ficou um pouco esquecida.




Nunca Mais Poder

Canção do mais famoso álbum da banda gaúcha, "O Papa é Pop" (1990), Nunca Mais Poder tem uma letra irônica na primeira parte e incentivadora na segunda. Músicas como "O Papa é Pop", "Perfeita Simetria" e "Pra Ser Sincero", ofuscaram a canção.



A Violência Travestida faz seu Trottoir

Uma das melhores linhas de baixo de Gessinger, ficou famosa pela pergunta "O que significa trottoir?". Ainda assim, é raridade nos shows do cantor e pouco lembrada entre as mais famosas da banda.




Muros e Grades

Canção presente no "Várias Variáveis" ( 1991), tem uma das letras mais geniais de Gessinger. Consegue ser crítica e ao mesmo tempo melancólica, e claro, tem uma linha de baixo que não deixa a desejar.




Museu de Cera

Outra música do "Várias Variáveis", tem uma melodia sombria e uma letra um tanto quanto crítica. No final da música ainda é possível ouvir Humberto com a passagem "Quem quiser remar contra a maré, tem que remar muito mais forte, não vá à guerra de pés descalços, não pise no tapete com essas botas imundas".



Chuva de Containers

Esta do "Gessinger, Licks e Maltz", tem mais uma vez a visão crítica de Gessinger, enfatizando o "pão e circo". Tem uma sonoridade bem pesada, Carlos Maltz na bateria e Augusto Licks na guitarra não decepcionam.




A Conquista do Espelho/ Problemas Sempre Existiram/ A Conquista do Espaço

O costume de bandas progressivas de fazerem continuações de músicas, foi mais uma vez adotada pela banda gaúcha ( já tinha acontecido com as músicas "A Revolta dos Dândis e A Revolta dos Dândis II e com "Exército de um Homem Só e Exército de um Homem Só II). Porém dessa vez é muito mais explícito a influência que o Rush exerceu na banda, com viradas de bateria intensas e grandes progressões durante a música.




Hora do Mergulho

Apesar de ser a abertura do disco "Simples de Coração" ( 1995), o primeiro sem Augusto Licks, poucas vezes é lembrada entre as mais importantes da banda. Tem uma linha de baixo muito interessante e uma letra um tanto quanto complexa.



Por Acaso

Do mesmo álbum que a anterior, Gessinger começa a mostrar uma regionalidade maior com "Por Acaso". Com o acordeon presente em praticamente toda a canção e citações de Porto Alegre na letra, é sim uma das melhores músicas românticas do cantor, porém ofuscadas por outras, como "Piano Bar e 3X4".



Freud Flintstone

Música lançada com o projeto " Humberto Gessinger Trio" (1996), e que depois viera a ser incorporado com a discografia dos Engenheiros do Hawaii, Freud Flintstone é a música mais crítica do disco, que teve também grandes sucessos, como "De Fé" e "Vida Real".



Sem Problema

Mais uma romântica, esta presente no "Minuano" (1997). Tem uma sonoridade agradável  e uma letra bonita, porém é mais uma ofuscada pelos grandes sucessos.



Humano Demais

Também do "Minuano", porém com uma melodia bem mais pesada e uma letra muito mais crítica. Pode-se dizer que é uma das mais pesadas dos Engenheiros



Esportes Radicais

Música lançada em 2002, no "Surfando Karmas e DNA". Tem uma sonoridade leve e uma letra crítica e motivadora. 

















Comentários

Postar um comentário