Slam das Minas e um grito de união contra o preconceito e o machismo

Foto: Divulgação

Uma união contra o racismo, o machismo e a homofobia. O Slam das Minas sintetiza e provoca a reflexão sobre tudo isto com o single “Trincheira #ElasSim". A faixa reúne Drik Barbosa, Mel Duarte, Jade Quebra, Pam Araújo e Luz Ribeiro em uma mistura de beats e poesias com um elo que une tudo isto: o refrão.

“Cada parte tem bastante da história de cada uma; uma própria identidade. Por meio disso, apresentamos a relação da mulher com a palavra”, explica Pam Araújo.Os diferentes beats também estão associados à identidade de cada pessoa, em cada uma das partes, e reforça o significado pessoal da palavra”, diz Jade Quebra. “Não tínhamos pretensão de gênero musical, fomos descobrindo dentro da própria poesia. Achamos que foi bastante experimental”, acrescenta Luz Ribeiro.

O Slam das Minas surgiu em 2015, em Brasília, e chegou a São Paulo, com outras vozes, em 2016. A ideia do coletivo é colocar em um discurso poético as batalhas e as lutas das mulheres de periferia. O single, que é o primeiro divulgado nas plataformas de streaming, sintetiza os três anos do coletivo que protagoniza e deixa marca registrada em diversas batalhas poéticas. 

A produção da música é assinada por Julio Feijuca e Grou. "Fizemos juntos tudo do zero, sempre respeitando as preferências e o que cada uma esperava da música, o que personalizou bem o trabalho final. Foi muito gratificante trabalhar com elas”, conta Julio. “O resultado foi um som bastante versátil, e um aprendizado para todos os envolvidos, não apenas para elas, mas até para nós produtores”, completa Grou, que viu na faixa o desafio de transformar em música algo que já tinha a estética da poesia.

A faixa foi gravada no Lab Estúdio e ganhou videoclipe pela Laboratório Fantasma. O lançamento reflete em uma collab entra a Lab e o Slam das Minas, que lançam, juntos, uma coleção cápsula, composta por cinco itens: camiseta, cropped, calça de moletom, t-shirt dress, body e boné, que estarão à venda no E-coomerce da Lab Fantasma a partir de hoje, 5 de outubro.

“Pretendemos chegar em outros lugares com a poesia e com a nossa mensagem, e essa collab é bastante importante para nós pois nos possibilita ocupar um espaço que não tínhamos alcançado, que é a moda”, comenta Pam Araújo.

Confira o videoclipe: 





Comentários