Os encontros de Héloa, celebrados com show especial em São Paulo

Foto: Rogério Alonso

Selva de concreto, fuligem, trânsito intenso. É difícil acreditar que em meio desta babilônia, também conhecida como São Paulo, existe calma, arte, beleza e contemplações a coisas tão simples desta vida. Pois bem, a cidade (sim, esta cidade descrita no início do texto) é sede de um encontro de talentosas cantoras nordestinas, que, praticamente, simbolizam tudo isso, cada uma a sua maneira. Encontro este que acontece no Mundo Pensante, no próximo dia 28, comandado pela sergipana Héloa, que convida  Alessandra Leão (PE), Josyara (BA), Aíla (PA) e Illy (BA), além do percussionista Maurício Badé e o músico, cantor e compositor Ian Lasserre para a festa. Aíla em foto de Julia Rodrigues

Héloa, que já tem mais de 15 anos de carreira, lançou seu álbum de estreia em 2016. Intitulado "Eu", o disco foi lançado pela YB Music com distribuição da Tratore. Em 10 canções, a artista, que além de cantora é atriz e bailarina, ecoa voz em canções de autoria própria e de outros compositores, além das releituras de "Caravana", canção de Geraldo Azevedo e Alceu Valença, e "Crua", de Otto. No disco, ainda há participações de Daniel Groove e Luê. Álbum regado a encontros.

Illy por Daryan Dornelles

Para apresentação no Mundo Pensante, Héloa será acompanhada por Carlos Gadelha (guitarra), Xavier (percussão), Jonas Gomes (baixo), Léo Monstro (teclado) e Victor Bluhm (bateria). Assim como o disco, o show celebra os tão especiais encontros, traçados em longa estrada até aqui na carreira de Héloa, que migrou de Sergipe em direção a São Paulo por meio de lutas e resistência (elementos indispensáveis para artistas hoje em dia) e, hoje, faz uma conexão maior com o país inteiro por meio de...pasmem, mais encontros. Encontros com outros artistas, com outros públicos e com novas vivências. E, assim, Héloa segue.

As convidadas de Héloa


Vinte anos de carreira não é pouco. Para analisarmos melhor, em 20 anos, a pernambucana Alessandra Leão colecionou experiências diversas. Uma das fundadoras da banda Comadre Fulorzinha, iniciou carreira solo em 2006. De lá pra cá, foram quatro álbuns e três EPs. A longa estrada levou, também, muitos encontros para Alessandra. A cantora já trocou figurinhas com Antônito Nóbrega, Siba, Juçara Marçal, Guilherme Kastrup, Tulipa Ruiz, Cátia de França, Jorge Du Peixe (Nação Zumbi), Anelis Assumpção e Assucena (Bahias e Cozinha Mineira), além das parcerias com Chico César, Kiko Dinucci, Juliano Holanda e Lívia Mattos. Alessandra Leão em foto de Bia Varella

Já Illy não tem uma estrada tão grande quanto Alessandra, começou a carreira no grupo Samba Dibanda e lançou-se solo recentemente, com seu plural álbum de estreia ("Voo Longe"). Porém, é um nome com grande perspectiva para uma projeção maior na música popular brasileira, justamente, pelo lançamento de seu primeiro disco, que conta com composições de vários autores.
Assim como Illy, Josyara é mais uma representante baiana no encontro com Héloa no Mundo Pensante. Talvez a mais emergente das cantoras, a artista tem apenas o single "Perdição" lançado nas plataformas de streaming e algumas produções divulgadas no YouTube, que mostram canções baseadas na voz e violão.

Aíla é a representante do Pará. Proveniente da periferia de Belém, lançou seu primeiro álbum em 2012, com grande destaque por trazer e misturar elementos paraenses como o carimbó e o pop contemporâneo. Com "Em Cada Verso Um Contra-Ataque", segundo álbum da cantora, Aíla deixou explícito seu lado ativista. No registro, a artistas firmou também parcerias com Chico César e Dona Onete. Josyara/Foto: Reprodução/Facebook

Calma e Percussão

Quem complementa o time de convidados de Héloa é Ian Lasserre e Maurício Badé. Baseado em sonoridade acústica, Ian lançou "Sonoridade Pólvora", seu álbum de estreia no ano passado. Entre o repleto grupo de artistas que se apresentarão na noite, o cantor é o que mais explana calma e leveza em sua música. Já o percussionista pernambucano Maurício Badé, que integra a banda do rapper Criolo desde 2011 e que já trabalhou com vários grupos musicais, leva o batuque, baseado em suas vastas experiências com coco, maracatu, ciranda, afoxé e quadrilha junina.

Serviço

Héloa e convidados no Mundo Pensante
Dia 28 de junho, quinta-feira – 20h
Ingressos: R$10 até R$15
Classificação Indicativa: Não recomendado para menores de 18 anos.
Endereço: Rua Treze de Maio, 830 - Bela Vista - São Paulo - SP



Comentários