Com clipe humorado, Ana Sucha discute visibilidade lésbica em "Uma Mulher Feliz"




No mês da celebração da visibilidade lésbica, a cantora Ana Sucha lança nas redes o clipe de "Uma Mulher Feliz", canção bem-humorada presente no álbum de estreia de Ana, "Inês". O vídeo foi gravado Centro de Tradições Nordestinas, também conhecido como Feira de São Cristóvão, no Rio de Janeiro e conta com a produção de Zé Pereira.

“Eu sempre senti muita falta de mulheres lésbicas ou bis falando abertamente sobre isso, nas músicas principalmente. Eu vejo isso como uma forma de militar, uma forma de fazer política, sabe? De mostrar ‘Olha tô aqui com outra menina e isso tinha que ser visto de uma forma natural’, ou ‘Ei, você que sente coisas por outra menina, tamos juntas querida, você não é alguém pior por isso e pode não ser ‘uma fase’ (risos)”, aconselha Ana Sucha.

O videoclipe não foi lançado agora por acaso. No próximo dia 29 é celebrado o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica e Bissexual. Ana Sucha mostra posicionamento forte, ativo, em um momento crucial em que o retrocesso avança no mundo. 

"Acho que lançar trabalhos artísticos, ou pesquisas, ou quaisquer expressões que tragam visibilidade para o tema, é positivo para nos reconhecermos e nos fazermos reconhecidas para a sociedade. Principalmente para sentirmos que não estamos sós nesse mundo ainda muito difícil para nós. Vou ficar muito feliz de ver outras mulheres lésbicas lançando trabalhos sobre o tema neste mês!”, anima-se. - “Por mais que seja difícil, a luta é pela nossa felicidade, pela nossa liberdade - de ser quem nós somos. A gente já tem muito motivo pra sentir angústia, medo, insegurança... e poder, com a música, rir um pouco e ironizar algumas situações como essas, que são cotidianas - é uma forma de fazer a crítica alcançar novos espaços, lugares em que esse tipo de discussão seria mais difícil de chegar. E acho que outras pessoas que escutam e se identificam, se sentem abraçadas de alguma forma, por entenderem que alguém passa pelo mesmo”, finaliza Ana. Foto: Barbara Lopes

Além da produção de Zé Pereira, o clipe de "Uma Mulher Feliz" conta com ; direção de arte de Carolina Aleixo; fotografia de Samuel Fortunato; enquanto a assistência de produção é de Gabriela de Almeida, e a maquiagem foi feita por Ana Karenina. Os pais de Ana, Suely Mesquita e Eugenio Dale, também participam da encenação do vídeo. Confira:



Comentários