TV Cultura corta crítica a Dória e Alckmin e apresentadora se pronuncia


Roberta Martinelli, apresentadora do programa Cultura Live, se pronunciou no Facebook sobre ao corte de parte da música "Liga nas de Cem", da banda Aláfia, que teve apresentação transmitida na última quarta, 12, pelo programa. A canção crítica João Dória e Geraldo Alckmin, respectivamente prefeito e governador de São Paulo. "Muita gente está me escrevendo para saber o que aconteceu com a banda Aláfia no Cultura Livre. A música "Liga nas de Cem" foi editada (sem meu conhecimento) na parte que criticava o prefeito e o governador de São Paulo.", pronunciou Roberta no Facebook.

A emissora, que é administrada pela Fundação Padre Anchieta, órgão do governo de estado, ainda não se pronunciou. "Sabemos que essa atitude não é natural do programa Cultura Livre, e imaginamos que também estejam indignados com essa decisão da TV Cultura em vetar nossa fala.", declarou a banda Aláfia em nota. "Nos posicionamos por nos sentirmos afetados e para que coletivamente não nos calemos diante dos abusos contra nossa liberdade de expressão.", completam. Xênia França, vocalista da Aláfia. Foto: Guilherme Santana

"Eu criei o programa em 2009 e sempre lutei pela liberdade na curadoria e para os artistas. Assim, o programa virou um importante canal da música brasileira que acontece agora. Jamais censuraria qualquer tipo de posicionamento político, editaria ou tiraria vídeos do ar por motivo de livre manifestação. Não aprovo tal prática. Não existe semi liberdade. Eu sempre defendi e defenderei a cultura livre.", conclui Roberta Martinelli.

Não é a primeira vez que a TV Cultura está envolvida com questões políticas. Recentemente, a emissora foi bem criticada por uma edição do programa "Roda Viva", com o presidente Michel Temer. O canal foi julgado nas redes socias por encaminhar perguntas pífias e que não abrangeram o interesse público. O Cultura Livre é um programa que existe desde 2009 e que teve início na Rádio Cultura. Desde o início apresentado por Roberta Martinelli, dá destaques a músicos independentes com pouco espaço em outras emissoras de TV.


Comentários