Lulinha Alencar e Maestrinho celebram Dominguinhos em novo álbum

Foto: José de Holanda

"ToCantE" é o novo trabalho em conjunto de Lulinha Alencar e Maestrinho, lançado pela gravadora Núcleo Contemporâneo. Traz no repertório músicas autorais dedicadas a Dominguinhos, icônico músico com quem Lulinha e Maestrinho trabalharam e que acabou falecendo em 2013, além de composições do próprio homenageado. “Esse nosso trabalho não é apenas uma homenagem a um dos maiores sanfoneiros do mundo, mas é também um desejo, quase uma obrigação de mantermos viva a arte de tocar sanfona", diz Lulinha. "É uma oportunidade de homenagear o mestre Dominguinhos e ao mesmo tempo agradecê-lo por ter feito tanto pela cultura do nosso país, com tantas canções lindas e seu jeito particular de tocar sanfona", complementa Maestrinho.

O álbum conta ainda com a participação de Richard Galliano, renomado acordeonista francês. O registro capta também referências de Dominguinhos a nomes como Chiquinho do Acordeom, Jackson do Pandeiro e Pixinguinha. São três gerações de sanfoneiros em um disco só. Disco este que já tem show de estreia marcado para 06 de maio, no aconchegante Sesc Pompeia, em São Paulo.



Homenagem foi feita por nomes de peso

Não foi só com Dominguinhos que Lulinha Alencar e Maestrinho trabalharam. Os dois carregam um longo currículo. Lulinha Alencar, por exemplo, já trabalhou com gente do mundo inteiro. Atualmente no grupo de choro Moderna Tradição, já esteve ao lado de artistas como Mônica Salmaso, Benjamim Taubki, Teco Cardoso, Richard Galliano, Regis Gizavo, Martin Lubenov, além de ter integrado a Orquestra Popular de Câmara. Frequentemente está em turnê pelo Brasil e exterior. Em 2013, o sanfoneiro homenageou Luiz Gonzaga com o álbum solo "Cem Gonzaga".

Maestrinho não é diferente. Tem em seu currículo trabalhos com Hermeto Pascoal, Rosa Passos, Antônio Barros e Cecéu, Zélia Duncan, Geraldo Azevedo,entre outros. Esteve com Elba Ramalho por três anos, inclusive participou do CD "Vambora Lá Dançar". Excursionou com a cantora em turnês nacionais e internacionais. Viajou também com Gilberto Gil em festivais de jazz pela Europa, Israel e Uruguai. Em 2014 lançou "Opinião", seu primeiro disco solo.

"ToCAntE" pode ser adquirido em: http://www.nucleocontemporaneo.com.br/produto/tocante-lulinha-alencar-e-mestrinho/




Comentários

Parceiro

Siga-nos no Facebook